Quinta-feira passada o Luís Castro trouxe uma abóbora para a sala de aula. Todos quiseram pegar-lhe. Algumas crianças acharam-na leve, outras pesada.
Posteriormente fomos buscar uma balança para pesar a nossa abóbora.
Aproveitei a ocasião, para que cada criança fizesse uma estimativa do peso da abóbora. Para isso desenhei uma reta, onde coloquei os números de 0 a 60 (representavam Kg.) e registei as respostas das crianças. A maioria do grupo estimou que a abóbora pesava 20 Kg.
4 Kg. |
Apenas o João acertou no peso correto da abóbora.
Mas não paramos por aqui, pesamos vários meninos, até encontrarmos um que pesa-se 20 Kg.
De seguida pedimos à Bruna, uma das crianças que tinha estimado que a abóbora pesava 20 Kg, que pegasse na abóbora e de seguida no Luís Ferreira e nos disse-se qual era afinal o mais pesado.
A resposta foi óbvia: "O Luís Ferreira é mais pesado do que a abóbora". Mais uma vez a matemática teve presente no nosso contexto de sala de aula.
A resposta foi óbvia: "O Luís Ferreira é mais pesado do que a abóbora". Mais uma vez a matemática teve presente no nosso contexto de sala de aula.
0 comentários:
Postar um comentário