terça-feira, maio 31, 2011

Pintura com os dedos e Cotonetes

Após termos ouvido a história "A Sementinha", dedicamo-nos à pintura. A nossa tarefa era pintar uma linda macieira e como utensílios de pintura tínhamos os nossos dedos e cotonetes.  
Foi muito divertido! É verdade que os nossos trabalhos não ficaram perfeitos, mas deram-nos muito prazer. 






Salada de Fruta

Após a nossa visita ao mercado, Patinhos A e B reúnem-se para confeccionarem uma deliciosa salada de fruta.

sexta-feira, maio 27, 2011

Visita ao Mercado

Ontem, 26 de Maio, os Patinhos A e B foram visitar o Mercado Duque de Bragança. Para não nos esquecermos de nada, levamos a nossa lista das compras. Compramos todos os frutos da lista e ainda trouxemos nectarinas.

quarta-feira, maio 25, 2011

Amanhã Vamos ao Mercado.

Amanhã, 26 de Maio, os Patinhos vão ao mercado comprar frutos para fazer uma salada.
Aqui fica a nossa lista de compras. Assim, temos a certeza que não nos vamos esquecer de nada.


terça-feira, maio 24, 2011

Só para Pais

1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame pai/mãe ao educador/a (ou vice-versa).

7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!"

Postado em Miminhos e Carinhos


Fantoches - Os Frutos

Hoje, foi dia de fantoches para as salas dos Patinhos A e B. Este puderam assistir a uma peça de fantoches sobre os frutos e nós, educadoras, podemos ver até que ponto os conteúdos trabalhados estão a ser assimilados por ambos os grupos.


sábado, maio 21, 2011

Libânia

Aqui fica a minha homenagem à  Mãe Clara

quinta-feira, maio 19, 2011

Beatificação da Mãe Clara – Madre Maria Clara do Menino Jesus

Um dia muito docinho

Limões e laranjas foram alguns dos frutos que colhemos nas quintas visitadas esta semana. E foi com estes frutos, que confeccionamos deliciosas bolachas e sumos (laranjada e limonada). Este foi um dia muito docinho para os Patinhos.


Bolachas de Limão ou Laranja

- 500 gr. de farinha;
- 125 gr. açúcar;
- 3 ovos;
-1/2 colher de sopa de fermento;
- raspa de um limão ou laranja;
- 90 gr. margarina;
- 2 colheres de sopa de banha.

Misturam-se todos os ingredientes e fazem-se pequenas bolinhas. Depois, passa-se essas bolinhas por açúcar e coloca-se num tabuleiro polvilhado com farinha.
Antes de colocar no forno espalme as bolinhas com a ajuda de um garfo,

quarta-feira, maio 18, 2011

13 de Maio no Colégio de Santa Clara

Este ano, tal como nos anteriores, assinalamos o 13 de Maio com uma procissão a Nossa Senhora de Fátima. Aproveitamos a ocasião para prestar uma pequena homenagem a Mãe Clara (Madre Maria Clara do Menino Jesus), que será Beatificada no próximo dia 21 de Maio no Estádio do Restelo em Lisboa.

sábado, maio 14, 2011

Os 3 Pastorinhos

Aqui fica algumas imagens, que ilustram a história dos três pastorinhos de Fátima. Com estas, poderão construir um livro para posteriormente as crianças colorirem.
















Fonte: Amiga de Jesus 

Para a nossa Mãezinha do Céu


quarta-feira, maio 11, 2011

Decoração dos Dossiers

O final do ano lectivo aproxima-se e os Patinhos B já se encontram a decorar os seus dossiers.
A técnica escolhida nunca tinha sido experimentada pelas crianças, o que as envolveu de corpo e alma na actividade proposta

Material Necessário:

- Folhas de acetato;
- Tinta de contorno;
- Plasticina.

Técnica
Sob uma folha de acetato faça um desenho com tinta de contorno, se desejar poderá colocar um desenho por baixo da folha e copiá-lo. Deixe secar .
Posteriormente, coloque a folha de acetato com o relevo da tinta virado para cima e espalme a plasticina com os dedos cobrindo a superfície desejada.  

terça-feira, maio 10, 2011

As Nossas Descobertas - Os Frutos

Dia  9 de Maio de 2011

Hoje fomos falar com a cozinheira do Colégio, a senhora Lucília, na tentativa de descobrir se os alimentos por nós referenciados (maça; limão; pêra; frango; melancia; bananas; laranjas; morangos; ananás; uvas; batatas; queijo; cenoura; milho; chicha – carne; couves; salsichas e pêssegos) no início do Trabalho de Projecto eram todos frutos.
Para registar as nossas descobertas, cada criança possuía um pequeno papel com a imagem de um destes alimentos e com 2 carinhas, uma triste e uma alegre. Caso o alimento fosse uma fruta a criança pintava a carinha alegre, se não fosse pintava a triste.
As crianças envolveram-se com entusiasmo na actividade, sentindo-se responsáveis pela tarefa que tinham que levar acabo.


O QUE DESCOBRIMOS…

- Nem todos os alimentos, que tínhamos referenciado inicialmente, eram frutos,
- A fruta é comida.


Dia  19 de Maio de 2011

Com os limões e laranjas que colhemos nas quintas visitadas esta semana confeccionamos deliciosas bolachas e sumos (laranjada e limonada).



HOJE DESCOBRIMOS QUE…
- Que com alguns frutos, como os limões e laranjas, podemos confeccionar bolachas e sumos naturais.





Dia  26 de Maio de 2011



- Depois de colhidos os frutos podem ser vendidos no mercado.

Dia  27 de Maio de 2011


- Com os frutos, podemos fazer uma deliciosa salada de fruta.

Dia  3 de Junho de 2011

- Os frutos podem ser semeados. Para isso necessitamos de: um copinho; terra; sementes; água e luz (sol).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...